Começar uma nova vida na Espanha é fantástico. Afinal, o país está cheio de oportunidades de lazer e de trabalho, além de apresentar uma cultura alegre que encanta a muitos brasileiros que querem viver uma experiência fora do Brasil.
Se você possui visto ou passaporte europeu, definitivamente o próximo passo é pensar nos documentos necessários como novo morador em terras espanholas: abrir uma conta bancária, alugar um apartamento, tirar seu “CPF espanhol”, entre outras atividades.
Antes de mais nada, te indicamos procurar por um banco como uma das suas primeiras tarefas. É uma conta no banco que pode te ajudar a transmitir credibilidade na hora de assinar um contrato de aluguel, por exemplo. Da mesma forma, é através do banco que você vai receber seu salário e, ainda, é uma das maneiras pra você conhecer (e contratar) um seguro saúde, tendo em vista que alguns bancos possuem parcerias com empresas que oferecem esses serviços a preços bem acessíveis.
O segundo passo é o “empadronamiento”. Isso significa se cadastrar como residente na Prefeitura de onde você vai morar. Normalmente não há problemas que o próprio dono do imóvel (que você alugou) te acompanhe para te “empadronar”. Basta ambos estarem com documento de identificação.
Nesse ínterim, como terceira providência, você precisa dar entrada para conseguir o famoso NIE (Número de Identidad de Extranjero), um tipo de CPF espanhol que você vai precisar para tudo, principalmente para trabalhar e ter direito a serviços de saúde.
Alguns documentos necessários para você solicitar seu NIE:
• Foto 3×4 com fundo branco
• Passaporte
• Certificado de “Empadronamiento”
• Contrato de aluguel ou carta de recomendação de um residente
• Motivo da solicitação (seus interesses e razões para viver na Espanha)
• Formulário EX-15 (http://extranjeros.inclusion.gob.es/es/modelossolicitudes/)
• Comprovante de pagamento da taxa 790 (https://sede.policia.gob.es:38089/Tasa790_012/ImpresoRellenar)
Para realizar seu agendamento, acesse o site https://sede.administracionespublicas.gob.es/
Em suma, pode parecer burocrático, mas acredite: há países na Europa bem mais exigentes. Uma vez que você dê pelo menos esses três passos, tudo fluirá mais facilmente e você finalmente pode começar a desfrutar, enfim, da sua vida como espanhol legítimo, incluindo degustação de “jamón” Serrano e “tortillas de patatas”.
Por: Luiza Belotti