Cada vez que falamos sobre o Espaço Schengen automaticamente fazemos citações sobre a União Europeia e, por isso, preparamos para você uma boa explicação do que é a UE e sua relação com o Espaço Schengen. Desse modo, você pode se planejar com tranquilidade e sem preocupação de visto, dependendo da permanência da sua viagem.
A integração europeia teve início após a Segunda Guerra Mundial a fim de reconstruir a Europa e evitar novos confrontos entre os povos. Assim, cada Estado-membro da UE possui seu próprio governo porém, também possuem leis que abrangem áreas como agricultura e comércio.
Diferentemente dos Estados Unidos, a União Europeia não é uma federação nem uma organização de cooperação entre governos – como a Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo. Dessa forma, os países que fazem parte da UE reúnem suas soberanias em algumas áreas para ganhar força e mais influência (isso não seria possível isoladamente).
O conceito da Europa como uma unidade econômica e política consolidou-se a partir da assinatura do Tratado de Roma, em 1957. Entre 1957 e 1958, seis Estados – Alemanha Ocidental, Bélgica, França, Holanda, Itália e Luxemburgo – fundaram a Comunidade Econômica Europeia (CEE), para garantir a livre circulação de serviços, pessoas e mercadorias entre seus membros, eliminando questões alfandegárias que pudessem impedir o livre comércio. Logo, cidadãos dessa união têm a liberdade de estudar, trabalhar, viver e se aposentar em qualquer país da UE. Porém, cidadãos que não pertencem aos países da União Europeia não possuem os mesmos direitos.
Com o objetivo de assegurar prosperidade e desenvolvimento social, em 1992, foi assinado o Tratado de Maastricht, tornando a União Europeia sucessora da Comunidade Econômica Europeia.
No período entre 1957 e 1995, incorporaram-se Dinamarca, Grã-Bretanha e Irlanda (em 1973), Grécia (em 1981), Espanha e Portugal (em 1986), e Áustria, Finlândia e Suécia (em 1995). A partir de 2004, mais dez países aderiram à UE. São eles Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Tcheca. Já em 2007, Bulgária e Romênia também passaram a fazer parte da União Europeia.
Fique atento:
Quem visita as regiões da UE pode viajar livremente entre os países do Espaço Schengen mas, por outro lado, nem todos os países da União Europeia estão no Espaço Schengen.
Lista dos países europeus que fazem parte da União Europeia:
Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia.
Já os países europeus que não fazem parte da UE são:
Albânia, Andorra, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bósnia, Geórgia, Islândia, Kosovo, Liechtenstein, Macedônia do Norte, Moldávia, Mônaco, Montenegro, Noruega, Reino Unido, Rússia, San Marino, Sérvia, Suíça, Turquia e Ucrânia.
* Entenda o que é o Espaço Schengen e os países que fazem parte dele. Acesse nossa matéria
** Conheça o visto europeu ETIAS, válido a partir de novembro/23. Acesse nossa matéria
Por: Luiza Belotti