Saiba quanto tempo um brasileiro pode ficar na Europa como turista

Uma dúvida constante de muitos brasileiros que procuram  visitar qualquer país europeu é  quanto tempo um brasileiro pode ficar na Europa como turista.

 

Nós do Acheinaeuropa.com respondemos a  esta pergunta e explicamos como funciona a viagem pelo espaço Schengen, a famosa área dos países onde cidadãos brasileiros podem transitar a turismo por até 90 dias sem a necessidade de visto*.

 

Mas, antes de mais nada, você sabe o que é o Espaço Schengen? Trata-se de uma zona de viagens composta por países que possuem uma política comum de vistos (funcionam como se fossem um único país). Dos 26 países que pertencem ao tratado, 22 pertencem aos 28 países da União Europeia e os outros 4 não pertencem à União Europeia.

 

Confira a lista de territórios pertencentes ao Espaço Schengen:

 

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, República Eslovaca, Suécia e Suíça.

 

Já as regiões que fazem parte do Espaço Schengen e mantêm acordos de controle de fronteiras com países da União Europeia são:

 

Mônaco, San Marino e a Cidade do Vaticano.

 

E há também os países pertencentes ao Espaço Schengen mas que não fazem parte da União Europeia:

 

Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

 

Por outro lado, a Irlanda está na União Europeia mas não assinou acordo do Espaço Schengen.

 

Curiosidade: existem cinco regiões da Europa que não pertencem ao Espaço Schengen. É o caso da Bulgária, Croácia, Irlanda, Romênia e de Chipre. Esses países têm as suas próprias normas de entrada.

 

Em síntese, se você quiser permanecer mais que três meses num mesmo país do Espaço Schengen, é necessário visto. Do contrário, você corre o risco de ser deportado. Se isso acontecer, você é proibido de entrar na União Europeia durante o período de um ano.

 

O cálculo funciona assim: cidadãos brasileiros podem estar no Espaço Schengen durante 90 dias a cada período de 180 dias.

 

Atenção: Entrar e sair de um país da União Europeia não significa que será iniciado um novo prazo de 90 dias! Ou seja, se um brasileiro ficar na União Europeia por 90 dias, ele terá que passar outros 90 dias fora da UE para que se possa reiniciar o ciclo de controle de permanência.

 

*Conheça o visto europeu ETIAS, válido a partir de novembro/23. Acesse nossa matéria:

ETIAS – Como funciona o novo visto para entrar na Europa  à partir de 2023

 

Para conhecer as políticas de vistos na UE acesse aqui o site oficial do Conselho da União Europeia

 

Compartilhe:

Siga-nos

Destaques

Fique ligado

Inscreva-se para receber a nossa Newsletter

Sem spam, notificações somente notícias e atualizações.

Fique ligado

Posts Relacionados