5 Dicas pra alugar o seu primeiro imóvel na Europa

Depois de inúmeros pedidos de nossos leitores, nossa equipe decidiu dar 5 dicas para você que tem dúvidas ou dificuldades para alugar o seu primeiro imóvel na Europa.

 

 

Viver no continente europeu é um sonho já realizado por muitos brasileiros. E a tarefa mais importante é, sem dúvida, encontrar uma residência no país escolhido.

 

De uma forma geral, o aluguel de um apartamento é a melhorar opção, seguido do aluguel de quarto (no caso daqueles que não estão acompanhados da família assim como aqueles que são um casal).

 

A locação é feita através de imobiliárias ou diretamente com o proprietário, dependendo do imóvel que você escolher. Um fiador pode ser solicitado tanto por um corretor quanto pelo dono da propriedade e isso, infelizmente, não há como prever. Contudo, geralmente não é necessário.

Seja como for, os contratos costumam exigir um período mínimo de 1 ano (na maioria dos países) sendo possível morar por até 9 anos, no caso de contratos na Bélgica, por exemplo.

 

Primeira dica: pesquise sem pressa

Nesse sentido, a nossa  dica é: faça uma boa pesquisa e escolha seu domicílio sem pressa, porque alguns imóveis podem ser baratos mas podem não estar em boas condições ou não oferecer serviços inclusos no arrendamento, como água, eletricidade e calefação.

 

LEIA TAMBÉM: Sites de aluguéis de imóveis na Europa

 

Segunda dica:  utilize grupos de Facebook e abuse do networking

O quanto antes você começar as suas buscas, melhor! Não deixe para chegar no novo país sem ainda ter uma moradia. Faça contatos em grupos de brasileiros do Facebook da cidade desejada ou em grupos locais de aluguel de imóvel da própria cidade.

Tire dúvidas, pergunte, construa amizades e com certeza você vai aprender muito tanto sobre a região em que quer morar quanto do que é bom e o que é “furada”. Pode ser até que você consiga um/a amigo/a pra visitar algum(ns) imóvel(is) que te interessa(m), já te adiantando o trabalho 😉

 

Terceira dica:  Barganhe um hotel ou albergue  para  1 mês de estadia

Agora, se chegou a hora de aterrissar no continente europeu e não encontrou seu lar ainda. Barganhe com um hotel ou albergue pra facilitar que você habite por 1 mês, por exemplo, até fazer a sua mudança. Empreendimentos de grande porte costumam cobrar um valor mais em conta devido o longo período que você vai se hospedar. Essa é uma opção melhor que reservar um Airbnb, já que infelizmente não é possível nenhuma negociação até que você conheça o proprietário pessoalmente.

 

LEIA TAMBÉM:  Mudança pra Europa! O que levar na mala?

 

Quarta dica:  Escolha bem o momento do ano para a chegada

Essa valiosa dica foi dada por simonenaeuropa.com, uma nômade-digital brasileira que possue alguns imóvéis no Sul da Espanha  e viaja pelo mundo, enquanto aluga seus imóvéis para temporadas de verāo.

Na opiniāo de Simone Lopes, é preciso evitar chegar próximo à temporada de verāo europeia, principalmente em regiōes turisticas e de praia porque nesta época, proprietários preferem alugar seus imóveis a turistas. Em suma, isso pode reduzir drásticamente as oportunidades de fechar um contrato de aluguel de longa-duraçāo.

Segundo a nômade-digital, o melhor momento para conseguir rentar um imóvel nestas regiōes, é a partir do mês de setembro quando se reduz o turismo.

Para finalizar essa dica, a nômade-digital também aconselha o interessado que optar em viver numa cidade universitária ou polo estudantil, a partir do mês de junho,  conectar-se em grupos de Facebook locais e procurar por quartos/apartamentos para ERASMUS – (um programa estudantil muito conhecido na Europa).

 

Quinta dica:  Arrisque alugar um estudio ou apartamento privado através das plataformas de aluguel de férias

 

Por fim, se você já está no território novo mas ainda sem a sua vivenda e não conseguiu desconto num hotel ou albergue, reserve por até 3 dias um estúdio, por exemplo, tanto no Booking.com quanto no Airbnb (o que for melhor pra você) e conheça pessoalmente o dono do imóvel. Uma vez apresentados, é possível solicitar um aluguel por um período maior e por um preço mais acessível, até que você encontre seu arrendamento definitivo.

 

 

Para saber como tirar a CNH Portugal, [clique aqui]
Para saber quanto tempo um brasileiro pode ficar na Europa como turista, [clique aqui]
Se você quer como funciona o novo visto para entrar na Europa, [clique aqui]

 

 

Por: Luiza Belotti

 

Compartilhe:

Siga-nos

Destaques

Fique ligado

Inscreva-se para receber a nossa Newsletter

Sem spam, notificações somente notícias e atualizações.

Fique ligado

Posts Relacionados